Fomos convidadas pela ABC da construção de Piracaia para passar um dia na fábrica da Embramaco e é claro que nós aceitamos participar dessa experiência!
A Embramaco existe desde 1974 com sua primeira marca de revestimentos cerâmicos do grupo, desde então eles vêm abraçando não só as evoluções tecnológicas, mas também na qualidade de seus produtos, nas inovações propostas e na sustentabilidade aplicada à fabricação de revestimentos.
Hoje eles estão com uma produção mensal em cerca de 6 milhões e 600 mil m² em 10 linhas de produção simultâneas, sendo 4 de porcelanato e 6 de cerâmica, tudo isso proporcionado por um maquinário que faz a Embramaco ser considerada uma das produções mais tecnológicas da América Latina.
Nosso dia começou cedo, tomamos um café da manhã e conhecemos o showroom, onde foi realizado um teste de mancha d’água para nos mostrar esse principal diferencial nas cerâmicas Embramaco, que foi pioneira em 2006 lançando essa técnica de blindagem das peças para que elas ficassem livres desse tipo de mancha.
A visita à fábrica começou com um tour pelas matérias primas, tanto do porcelanato quanto da cerâmica, onde aprendemos que a matéria da cerâmica é regional enquanto a do porcelanato vem de todo o Brasil, um dos fatores que influencia na precificação do produto final, por exemplo.
Ao longo do percurso nós vimos o cuidado que a Embramaco tem no processo de fabricação dos revestimentos, dos ambientes de fábrica impecáveis na organização e limpeza, comandada atualmente por uma mulher, a Embramaco possui muitas diretrizes de sustentabilidade, com relação a aproveitamento e controle de resíduos, devido a essas diretrizes o grupo possui o selo ISO 14001, a certificação ambiental mais desejada do mundo.
Visitamos o laboratório onde são feitos os testes na matéria prima para saber se ela está adequada para a produção e se não estiver fazer as modificações necessárias, além de é claro testar absorção de manchas e resistência.
A próxima parada foram os moinhos, prensas, fornos e todos os equipamentos de fabricação das cerâmicas, onde nós vimos como funciona todo o processo de transformação da matéria prima em revestimento final.
Seguimos para os porcelanatos, e o que chama a atenção é a diferença no maquinário, apesar de funcionarem de maneira muito semelhante, por exemplo na mudança de estado dos materiais de líquido para pó e de pó para sólido.
Vimos também o processo de esmaltação das peças, secagem, controle de qualidade realizado por um maquinário específico e embalagem realizada de forma automatizada!
Depois de acompanhar todo esse processo, nós almoçamos, tivemos a oportunidade de interagir com nossos colegas de profissão fazendo novas amizades, após o almoço, voltamos para o showroom onde recebemos mais alguns direcionamentos e além de recebermos um treinamento tão importante e enriquecedor, ainda recebemos alguns brindes da Embramaco e da ABC de Piracaia.
E esse foi o nosso dia conhecendo o processo de produção dos revestimentos que especificamos nos projetos e especificaremos agora com ainda mais segurança. Para ver nossos registros de tudo isso, confira nosso vlog:
Deixe um comentário